Extinta Vila da Estrela - Magé

⭕ Em comemoração ao #DiaDaBaixada - 30 dia Abril, essa semana vai chover posts sobre ela. Vamos valorizar nossa Baixada Fluminense, sua historia e turismo. Rio não é só Zona Sul ✊
________________________________________________________________

Extinta Vila da Estrela - Magé


Um dos lugares mais antigos de Magé e da nossa BXD mas totalmente largado e esquecido pelo poder público. Vídeo la no canal!



▶ A Casa das 3 Portas

Logo ao chegar na antiga Vila da Estrela, é possível encontrar a "Casa das Tres Portas" que não se sabe ao certo se foi uma antiga delegacia / Cadeia, um paiol ou uma sede governamental da época.



▶ A Capela de N. Sra. da Estrela dos Mares


Construída em 1650 por Simão Botelho, deu início à Vila da Estrela, e era ponto obrigatório de passagem dos viajantes e tropeiros que seguiam rumo ao sertão do país. Implantada sobre o morro que emerge entre os rios Imbariê e Inhomirim, está voltada para a Serra da Estrela. A extinção da Vila da Estrela, em fins do século XIX, deu início ao processo de arruinamento da Igreja, quando a imagem de N.S. da Estrela foi transferida para a matriz da freguesia em Raiz da Serra.




➡ A Extinta Vila da Estrela
A Vila de Estrela destaca-se pelo papel que desempenhou como principal porto de escoamento da produção aurífera mineira no século XVIII e do café do Vale do Paraíba. Lá iniciava-se a parte terrestre da Variante do Caminho Novo, aberta em 1725 e calçada em 1806, um dos mais importantes caminhos no complexo das estradas reais que ligavam diversas localidades do país, sobretudo Minas Gerais e Bahia, ao litoral do Rio de Janeiro. As ruínas da Capela de N. S. da Estrela, do Porto Estrela e da Casa das Três Portas são, hoje, os únicos vestígios materiais remanescentes da antiga Vila. Implantado em meio a um magnífico anfiteatro natural, em terras alagadas por brejos, recobertas por manguezais, cortadas por rios que caminham sinuosos através da planície em direção à baía de Guanabara, tendo ao fundo a Serra do Mar, o Sítio Histórico de Estrela constitui-se em paisagem cultural única.

Desenho de Rugendas.

Porto Estrela - Aquarela de Thomas Ender - 1818


AJUDE A ESPALHAR CONHECIMENTO E CULTURA. COMPATILHE!

Deixe seu comentário, ajuda bastante na divulgação!

#BaixadaFluminense #Magé #PortodaEstrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário