Primeira Ferrovia do Brasil - Porto de Mauá - Magé

⭕ Em comemoração ao #DiaDaBaixada - 30 dia Abril, essa semana vai chover posts sobre ela. Vamos valorizar nossa Baixada Fluminense, sua historia e lazer. Rio não é só Zona Sul ✊.
________________________________________________________________

Primeira Ferrovia do Brasil - Porto de Mauá - Magé


Estação Guia de Pacobaiba é o local onde se atracava com as barcas vindas do Rio e ali mesmo subiam no trem em direção a Petrópolis. É assim que se encontra, totalmente abandonada, um local que pelo seu contexto histórico, deveria estar funcionando como transporte pra população, ou no mínimo para turismo.


As margens da rodovia RioxMage, abaixo do viaduto do Bongaba, voce passa por cima da primera ferrovia do país.


É possível parar para ver oq restou dos trilhos. Ali pra dentro encontra-se a abandonada estação do Bongaba, mas a trilha ta fechada. Em breve vou la.


▶ Estrada de Ferro Mauá


A primeira ferrovia do Brasil foi construída ainda no século XIX, quando o país vivia o regime imperial. Inaugurada por Irineu Evangelista de Sousa, juntamente com o apoio do Imperador Dom Pedro II, em 30 de abril de 1854, no estado do Rio de Janeiro, que, na época, era a capital do país.
O principal responsável pela construção foi Irineu, também conhecido como Barão de Mauá, que leva, inclusive, a alcunha concedida posteriormente a ele, no nome da ferrovia.

▶ A Baronesa


A Baronesa foi a primeira locomotiva a vapor no Brasil e a única transformada em monumento cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O equipamento está hoje no Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, da RFFSA, localizado no Rio de Janeiro. Após servir o Imperador Pedro II, por muitos anos, foi retirada de tráfego em 1884.
Foi no ato de inauguração que o imperador Pedro II a batizou de Baroneza, em homenagem à esposa do Barão de Mauá, Dona Maria Joaquina, e foi nesta oportunidade também, que o imperador conferiu a Irineu Evangelista de Sousa o título de Barão de Mauá.

Segue algumas fotos antigas e atuais:







Pequenos grupos lutam a anos pra que a mesma seja revitalizada, promessa vai e vem e nada.
Dá pra imaginar que ai era um ponto final de trens e um porto de barcas? Que por ai se passaram imperadores, escravos, ouro, milhares de pessoas? Vamos conhecer nossa historia galera!

AJUDE A ESPALHAR CONHECIMENTO E CULTURA. COMPATILHE! Esse post contém apenas uma pequena parte da história, com a intenção de fomentar o interesse na população para a historia e turismo regional. Para informações mais profundas, dê um google que achará muitas matérias mais completas!

#diadabaixadafluminense #mage #maua #estradadeferro #irineuevangelistadesouza #graopara #estradadeferromaua #mauamage #trem #primeiraferroviadobrasil #conteúdonegro #historia #BaixadaFluminense #baixada #VisiteMage #PREFEITURADEMAGÉ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário